quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Madrid

As cidades espanholas refletem a cultura de seu povo, muito expansivo e apaixonado. Como a Espanha é um país barato e a vida noturna em Madrid é muito agitada, aproveite para curtir a noite em bares bebendo muito vinho e comendo jámon de ótima qualidade (apesar de eu preferir o italiano presunto de Parma, mais encorpado). Se o dinheiro estiver apertado, compre pães, queijos, jámon e vinho em qualquer mercado e faça um jantar especial no quarto do hotel. Os mercados oferecem uma variedade muito grande de vinhos espanhóis a preços muito convidativos (vinhos bons por EUR 5). Durante o almoço, desfrute-se com uma tradicional paella.

Como em qualquer cidade grande, Madrid é bem segura, mas não se esqueça de proteger bem seus pertences, principalmente nos barzinhos (nunca deixe a bolsa no chão ou solta na cadeira).
No geral, os espanhóis entendem bem inglês, principalmente nos locais turísticos, mas para aproveitar ao máximo sua viagem, sugiro fazer um intensivão de aulas de espanhol durante 6 meses antes da viagem. Com um espanhol básico é possível se comunicar melhor com os moradores e desfrutar o máximo da cultura espanhola.

A seguir, detalho o roteiro que realizei com meu marido na cidade de Madrid durante o inverno europeu de 2009.

Dia 1
No primeiro dia, viajamos de Lisboa a Madrid, em um vôo da EasyJet. Chegamos em Madrid depois do almoço e fomos de metrô do aeroporto até o hotel. O metrô de Madrid possui uma das maiores redes do mundo e é muito seguro e organizado. Após o check-in, visitamos as atrações turísticas próximas ao hotel, localizado no centro de Madrid.
Primeiro, visitamos a Puerta del Sol, praça mais tradicional de Madrid. Depois fomos à Plaza Mayor, praça acessível através dos pórticos dos edifícios que a rodeiam. A estátua que se encontra no meio da praça é de Filipe III, rei da Espanha e Portugal (lá conhecido como Filipe II). Logo após, fomos à Plaza de España, uma praça muito arborizada e com muitas esculturas que homenageiam o escritor Miguel de Cervantes.


Na volta, passamos na Chocolatería San Gines, um café especializado em "churros con chocolate", uma maravilha para quem gosta de chocolate amargo. O ambiente da San Gines é muito agradável e funciona 24 horas (ideal para visitar após a balada).



Dia 2
Na manhã do segundo dia, em Madrid, fomos surpreendidos com uma nevasca (notícias: 1, 2). Num primeiro momento imaginamos que estivesse chovendo, pois a neve era muito fina, mas ao olhar o telhado dos prédios vizinhos, vimos uma neve muito espessa. Apesar do frio e de não termos roupas adequadas (tive que comprar um casado para aguentar o frio), saímos super empolgados para ver a neve, com uma sombrinha à mão para não nos molharmos muito. Logo de cara vimos que a rua fica com uma camada de gelo (sim, a neve vai caindo no chão e formando um gelo super escorregadio) capaz de derrubar qualquer um, por isso, andávamos com cuidado.


Depois de andar alguns quarteirões, percebemos que a alegria da neve nos faria perder um dia da viagem, já que nossa velocidade era baixa (tínhamos que andar devagar para não escorregar na rua) e os transportes públicos (ônibus e metrô) estavam lotados, devido ao caos formado na cidade com a nevasca. Assim, decidimos visitar o Palácio Real de Madrid, ponto turístico mais próximo ao hotel. Ao chegar na rua ao lado do palácio, haviam muitas crianças e adultos fazendo bonecos de neve. Como não costuma nevar em Madrid, os espanhóis estavam aproveitando a neve com seus filhos.
Depois do almoço, o transporte público já estava regularizado e fomos visitar o estádio de futebol do Real Madri, Estádio Santiago Bernabéu, que será explorado pelo meu marido em um próximo post.

Palácio Real de Madrid
O palácio é a residência oficial do Rei da Espanha, utilizado atualmente somente nas cerimônias do Estado (a família real atual vive no Palácio da Zarzuela). É muito interessante visitar um palácio em uso e ver de perto o luxo vivido pela família real. O povo latino também pode ter uma boa ideia de onde foi parar todo seu ouro, ostentado em diversos objetos das salas do palácio. Não perca a coleção Armaria Real, onde é possível ver as peças utilizadas pelos reis nas batalhas e torneios, a partir do século XV. Outra preciosidade são os jardins do palácio (Jardins do Campo do Mouro).  
 


Dia 3
O terceiro dia, em Madrid, foi dedicado aos principais museus, já que somos amantes de artes e não podíamos perder as melhores pinturas do mundo que estão nos museus Do Prado, Thyssen-Bornemisza e Reina Sofia. No próximo post explorarei especificamente os museus madrileños.


Dia 4
No quarto dia em Madrid, fomos a San Lorenzo de El Escorial, um lugar fascinante que detalharei em um post específico.

Dia 5
Nesse dia, viajamos de Madrid para Barcelona.

Para ter mais informações sobre Madrid, acesse Wikipedia ou o Wikitravel de Madrid.

4 comentários:

Diego disse...

Tenho certeza que vocês vão curtir a África do Sul!
O blog tem twitter?
Abraço :)

Claudia Liechavicius disse...

Oi Viajante!
Vim retribuir a visita ao meu blog www.viajarpelomundo.com
É muito bom escrever sobre nossas viagens. É como se estivessemos viajando outra vez!!!
Bela iniciativa.
Claudia

A Viajante disse...

Claudia,
Obrigada pela visita!
É realmente muito gostoso rememorar as viagens. Espero em breve escrever minhas experiências na África do Sul!
Abraços.

A Viajante disse...

Diego,
O nosso twitter é @destinopossivel
Abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...