quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Museus de Madrid - Museu Reina Sofia

Em nosso terceiro dia em Madrid visitamos os museus mais importantes dessa cidade. Começamos pelo Museu Reina Sofia, depois fomos ao Museu Thyssen-Bornemisza. À tarde, visitamos o Museu do Prado. Nesse post, descrevo um pouco das pinturas mais importantes expostas como acervo permanente do Museu Reina Sofia.

O Museu Reina Sofia tem como foco a arte moderna espanhola, por isso, se você adora Miró, Picaso e Dalí, não deixe de visitar esse museu. É interessante observar que boa parte das obras permanentes, em exposição, são de uma época em que a fotografia já estava consolidada (depois de 1800), por isso, não vemos pinturas em que o artista tem como foco a perfeição da representação humana (como as obras renascentistas que são como fotografias).

Guernica, de Pablo Picasso (1937)
Enorme painel pintado para a Exposição Internacional de Paris, em 1937. Retrata toda a dor de um povo que foi assolado por uma guerra (Guerra Civil Espanhola - 1936-39). Guernica é a cidade que foi destruída por um bombardeio de aviões nazistas sob ordem do general Franco. Em toda a sala de exposição do painel, existem muitos desenhos em que se percebe os estudos de Picaso para a obra final.


O Grande Masturbador, de Salvador Dalí (1929)
Dalí foi um pinto catalão surrealista que compunha imagens bizarras de forma muito harmônica. Uma de suas principais obras, O Grande Masturbador, está exposto no Reina Sofia. Pintura à óleo sobre tela.


Mulher, Pássado e Estrela, de Miró (1970)
Pintura à óleo sobre tela. Miró foi um pintor catalão também da escola surrealista.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...