quinta-feira, 31 de maio de 2012

Londres

A Inglaterra é um país fantástico de se visitar, mas com moeda forte (libra) e bastante caro para um turista brasileiro. Como Londres é uma das cidades mais importantes do mundo e berço da cultura americana (muitas atrações de Londres inspiraram atrações em Nova York), decidimos dedicar 6 dias à essa cidade. A princípio parece muito, mas Londres é como Nova York e São Paulo, uma megalópole com muitas atrações, impossível de se conhecer em uma única viagem.

Assim como os americanos, os ingleses se alimentam muito mal, por isso, a não ser que você queira gastar muito dinheiro em restaurantes badalados, não espere se alimentar bem durante sua estada em Londres. Aproveite para beber bastante cerveja e chá, duas especialidades dos britânicos.

A seguir detalho o roteiro que realizamos nos 7 primeiros dias dessa nossa viagem à Europa.

Dia 1
No primeiro dia da viagem, pegamos um vôo direto São Paulo - Londres pela TAM.

Dia 2
Chegada
Depois de mais de 10 horas de vôo, desembarcamos no aeroporto de Heathrow, passamos pela alfândega e pegamos o metrô em direção ao centro, onde ficava nosso hotel. Londres tem uma rede de transportes públicos muito boa, sendo possível escolher entre metrô, caro e rápido, ou ônibus, barato e lento devido ao trânsito terrível. O metrô de Londres (Tube) tem tarifas diferentes para cada zona (quanto mais zonas você atravessar, mais cara será a tarifa), por isso, a forma mais fácil de andar de metrô e ônibus é comprar um Visitor Oyster Card que funciona como um cartão pré-pago (você adiciona créditos que vão sendo debitados conforme o uso do cartão). Você deve "bater" (passar) o cartão na entrada e saída das estações de metrô e o sistema calculará automaticamente o valor a ser descontado do seu cartão.

No metrô, em direção ao nosso hotel, já sentimos o cheirinho de Londres, um cheio adocicado de curry que, a princípio é bom, mas com o tempo se torna enjoativo. Em nosso hotel, fomos recebidos por um indiano. Não precisa dizer que a presença indiana em Londres é muito forte, né?! Nosso quarto era minúsculo e parecia ficar em um porão do prédio. Apesar do cansaço e do minúsculo quarto do hotel, estávamos empolgados para conhecer essa megalópole. Descansamos um pouco e saímos para almoçar e conhecer a cidade.

Andamos até a área onde fica a Abadia de Westminster, que junto com o Palácio de Westminster (Casas do Parlamento, onde fica o Big Ben), é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO e aproveitamos para tirar algumas fotos. Depois fomos andando até o Piccadilly Circus que fica próximo à Abadia de Westminster.

Abadia de Westminster

Construída entre 1045 e 1050, a Abadia de Westminster é palco dos grandes eventos da coroa inglesa (casamentos, coroações, funerais). O coral da igreja canta todos os dias às 17h e, aos sábados, às 15h. Aos domingos tem um recital de órgão às 17h45. 


Parlamento/Big Ben
Junto à Abadia de Westminster fica o Palácio de Westminster (Houses of Parliament - Casas do Parlamento), um dos maiores parlamentos do mundo. O Parlamento fica na margem norte do rio Tâmisa e foi residência Real durante o final do período medieval até o incêndio de 1529, que destruiu parte de suas estruturas. O incêndio de 1834 destruiu a maior parte do palácio que foi reconstruído a partir de 1836 em estilo gótico. A torre mais famosa, a Torre do Relógio (popularmente conhecido como Big Ben) fica no extremo noroeste do palácio.



Piccadilly Circus
A Piccadilly Circus é uma praça bastante conhecida e (logicamente) se assemelha muito a sua cópia americana e melhorada Times Square. É claro que não dá pra comparar com a grandiosidade da Times Square, mas vale a pena a visita pelas lojas de souveniers. No centro da praça tem uma estátua de Eros. Próximo à Picadilly Circus, não deixe de visitar a Hamleys, uma espécie de Toy's are Us (ou PB Kids) gigantesca e com brinquedos muito legais. A Hamleys fica na Regent Street, 188-196.

Dia 3
No terceiro dia de viagem, e nosso segundo dia em Londres, fizemos um passeio fora da cidade, para conhecer o famoso Stonehenge, Patrimônio Mundial da UNESCO. O passeio incluia também Windsor, residência real por mais de 900 anos, e Oxford, uma das Universidades mais importantes do mundo. Esse passeio será detalhado no próximo post.

Dia 4
O quarto dia da viagem foi dedicado aos principais museus de Londres: British Museum e The National Gallery. Junto com o Louvre, em Paris, e o Metropolitan, em New York, o British Museum figura entre os museus mais importantes do mundo, com uma coleção de objetos incrível. Em um próximo post detalharei esses museus e as obras-primas do acervo permanente.
Hyde Park
Depois de visitar esses museus, fizemos um passeio no Hyde Park, o antigo equivalente britânico ao Central Park (americano). Para chegar ao Hyde Park, resolvemos utilizar os ônibus da cidade que são bastante eficientes, mas conforme o horário que você utiliza, ficam parados no trânsito. Para pagar o ônibus você pode utilizar o Oyster Card. Como não existe catraca para entrar no ônibus, é possível usar o transporte sem pagar, porém, as multas são altíssimas e existem muitos inspetores procurando pessoas que não pagaram a tarifa. Por isso, sugiro que você "bata" o cartão ao entrar no ônibus para evitar transtornos na sua viagem. Vimos alguns turistas e moradores com cara de imigrantes correndo do ônibus desesperados quando viram o inspetor. Certeza que tinham brasileiros no meio!

Harrods 
No final do dia visitamos a Harrods, uma espécie de Mappin (para os mais velhos) ou Daslu (para os mais novos) britânica. A Harrods segue o mesmo conceito da Macys (americana), uma loja de departamento luxuosa com diversas sessões e produtos maravilhosos. Até o banheiro é um luxo, com papel higiênico de primeríssima qualidade e perfume Channel para os clientes utilizarem. Ficamos bobos com a quantidade de mulheres utilizando burca e gastando todo o dinheiro de seus maridos riquíssimos. A Harrods fica na Brompton Road, 87-135.

Dia 5
No nosso quinto dia de viagem, quarto dia em Londres, aproveitamos para visitar algumas atrações um pouco mais distantes do centro da cidade.

Palácio de Buckingham - Troca da Guarda

Começamos o dia indo ao Palácio de Buckingham para assistir a tradicional troca da guarda, que ocorre todos os dias às 11h30 e, aos domingos, às 10h. Quando chegamos, a rua já estava lotada com pessoas de todas as idades que queriam assistir a troca da guarda. O evento dura cerca de 45 minutos e pode-se dizer que é um grande mico que todo turista deve pagar. Você fica um tempão em pé aguardando o grande momento enquanto velhinhas e crianças acotovelam você para assistirem a troca de turno dos guardas que ficam estáticos protegendo o Palácio de Buckingham. De qualquer forma, é muito interessante ver aqueles cavalos lindíssimos chegando com os guardas vestindo aqueles chapéus imensos. Dá uma certa noção do que deve ter sido participar de uma guerra, com os cavaleiros chegando no campo de batalha!

St. Paul's Cathedral
Depois de assistir a troca da guarda, pegamos um ônibus e fomos até a St. Paul's Cathedral. A catedral é lindíssima e foi palco do casamento do Príncipe Charles e a Princesa Diana, em 1981.


Torre de Londres 
Fomos a pé até a Torre de Londres, outra atração considerada Patrimônio Mundial da UNESCO. A Torre foi construída em 1078 como uma fortificação nos limites da cidade romana, mais tarde, serviu de residência oficial dos reis da Inglaterra até o século XVII. Durante um período serviu de prisão para contraventores de alto status e dissidentes religiosos, sendo local de tortura e execução. São impressionantes os aparelhos utilizados para tortura expostos na Torre.

Desde 1303, as jóias da coroa são guardadas na Torre de Londres, atração que você não deve perder. A coroa utilizada na coroação da Rainha Elisabeth é lindíssima e você terá poucos segundos para contemplá-la (você passará por uma esteira rolante para poder contemplar a coroa). Não tem como deixar de lembrar da coroa brasileira que está exposta no Museu de Petrópolis, mas claro que em Londres eles sabem transformar este ornamento em um grande motivo de entreter os visitantes e aqui a exposição no museu imperial chega a ser simplória, diante da beleza das peças.

Nos jardins da Torre é possível ver diversos corvos (eles são enormes e fazem um barulho muito estranho). Diz a lenda que o dia que os corvos sairem da Torre o reinado cairá.
Dia 6
Aproveitamos a manhã do nosso sexto dia de viagem para visitar a rua onde os Beatles tiraram a famosa foto do álbum Abbey Road, na famosa rua com o mesmo nome, e a tarde para visitar o marco zero do mundo, o local simbólico do Meridiano de Greenwich. Ao entardecer, demos uma volta na London Eye.

Abbey Road
A famosa capa do disco dos Beatles foi tirada praticamente em frente ao Abbey Road Studios, na Abbey Road, número 3. A estação de metrô mais próxima é a St' Johns Wood. Atualmente a rua é bastante movimentada e os londrinos, que passam lá todo dia de carro, não tem muita paciência com os turistas que tentam repetir a cena dos 4 rapazes de Liverpool. Tenha certeza que isto dificultará você tirar uma foto igual à capa do disco. De qualquer forma, vale a pena tentar a foto.



Meridiano de Greenwich
O local que marca o meridiano de Greenwich, longitude 0º 0' 0'' E/W, fica distante do centro da cidade, mas facilmente acessável por ônibus. Por convenção, o meridiano divide o globo em ocidente e oriente e permite calcular as distâncias em longitude e estabelecer fusos horários (GMT - Greenwich Mean Time) e foi definido em 1884. O local é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO e você pode levar um certificado oficial que esteve no "centro" do mundo.

London Eye
A London Eye, ou Millenium Wheel, é uma roda gigante altíssima na beira do Tâmisa, inaugurada em 1999. A volta dura cerca de 30 minutos, por isso, sugiro que você reserve um ticket para o entardecer e veja o pôr do sol na roda gigante.  

 
Dia 7
Dedicamos nosso sétimo dia de viagem, sexto em Londres, a visitar alguns estádios de futebol (Wembley Stadium e Stamford Bridge Stadium) e um dos campos de tênis mais importantes do mundo (Wimbledon). Esse dia será detalhado em um próximo post.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...