quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Lisboa

Portugal é um dos paises mais baratos da Europa, por isso, aproveite para jantar em restaurantes e beber muito vinho português. Não se esqueça de provar os pastéis (de Belém), caldo verde e bolinhos de bacalhau. No geral, as cidades são bem seguras, mas não se esqueça de proteger bem seus pertences (em um restaurante, nunca deixe a bolsa no chão ou solta na cadeira, nada diferente do que já fazemos no Brasil) e não aceite nada de estranhos. Em um dos dias que estávamos andando no centro de Lisboa, à noite, um sujeito muito estranho nos ofereceu Haxixe.

A seguir detalho o roteiro que realizei com meu marido na cidade de Lisboa durante o inverno europeu de 2009.


Dia 1
No primeiro dia foi realizada a viagem São Paulo - Lisboa, com escala em Brasília.

Dia 2
Chegada
Depois de mais de 10 horas de vôo, estávamos exaustos, mas super empolgados com as descobertas que estavam por vir. No aeroporto de Lisboa (LIS), pegamos um ônibus (aerobus/aeroshuttle) até o hotel, situado no centro, na região do Carmo. O transporte é muito utilizado por turistas, por isso, foi muito tranquilo.

Centro (Bairro Alto, Chiado e Baixa)
Como ainda era muito cedo (cerca de 8h da manhã) para fazer o check-in, deixamos as malas no hotel para podermos explorar o centro da cidade. Apesar de muito simples, nosso hotel era bem localizado, o que permitiu explorarmos boa parte da Lisboa turística a pé.

Andamos pelo Bairro Alto, que nos fez lembrar o Pelourinho, em Salvador, com muitas ladeiras e casas coloridinhas (estilo colonial barroco português). No Chiado, passamos pelo Elevador de Santa Justa (Elevador do Carmo), ao lado das Ruínas da Igreja e Convento do Carmo, de onde é possível tirar ótimas fotos do Castelo de São Jorge.

Na Rua Garret, 120, tem uma estátua de Fernando Pessoa, em frente ao café "A Brasileira", local que o escritor costumava frequentar.


 Na Baixa, onde fica a Praça do Comércio, vimos os bondes e pudemos tirar lindas fotos.





Na parte da tarde, depois de descansar um pouquinho e almoçar, andamos pela Alfama até a Sé de Lisboa e o Castelo São Jorge. A Sé de Lisboa é encantadora e reserva muitas surpresas.



Fiquei admirada ao descobrir que Santo Antônio (sim, o santo) frequentava a igreja e, inclusive, foi batizado na Sé de Lisboa (no local do batismo de Santo Antônio existe um azuleijo com o santo pregando para os peixes). É incrível visitar lugares tão antigos quanto a Sé de Lisboa, e ver vestígios de todas as histórias que você estudou. É como entrar em um livro de História e vivenciar o passado.


Castelo São Jorge
O Castelo, uma fortaleza localizada em terreno estratégico, pela visão que proporciona do Rio Tejo, foi dominado pelos antigos romanos, visigodos (alemães) e mouros (árabes), dos quais foi conquistado por Dom Afonso Henrique. É um Monumento Nacional que sofreu com diversos terremotos que ocorreram em Lisboa.



Dia 3
Torre de Belém
No segundo dia, em Lisboa, nos aventuramos a andar de trem (comboio suburbano). Como em toda cidade grande, deve-se ter cuidado com os batedores de carteira (famosos pickpockets que, em Portugal, são conhecidos como "carteiristas").

Pegamos a Linha de Cascais, do Cais do Sodré até a estação Belém, onde fica a Torre de Belém, considerada Patrimônio Mundial da UNESCO e uma das 7 maravilhas de Portugal. A Torre é uma fortificação construída como nau defensiva e localizada onde partiam as caravelas para as Índias.



Um pouco mais à frente, fica o monumento Padrão ao Descobrimento com estátuas dos heróis portugueses que participaram dessa fase da história de Portugal, entre eles nosso querido Pedro Álvares Cabral. As estátuas são enormes e muito bonitas. Em frente ao monumento tem uma rosa-dos-ventos lindíssima, no chão (se quiser tirar uma foto, sugiro subir no mirador do monumento).



Mosteiro dos Jerónimos
Próximo ao Padrão ao Descobrimento fica o Mosteiro dos Jerónimos, considerado Patrimônimo Mundial da UNESCO e uma das 7 maravilhas de Portugal. O Mosteiro é uma construção lindíssima que mostra a pujança de Portugal da época das viagens do Descobrimento. Túmulos de diversas figuras importantes da história estão ali (Vasco da Gama, Luís Vaz de Camões, Fernando Pessoa e diversos reis de Portugal).




Parque das Nações
Depois do almoço fomos visitar a parte mais moderna da cidade: Parque das Nações. Pegamos o metrô (Metropolitano de Lisboa) na estação do Rossio até a estação Oriente (baldeação na estação Alameda). O Parque das Nações foi construído para atender a Expo 98 e possui construções modernas como as abóbadas das plataformas da Gare do Oriente (estação também conhecida como Gare Intermodal de Lisboa) e a Torre Vasco da Gama, com seu teleférico.


Dia 4
No terceiro dia em Lisboa, fomos à Sintra (Palácio Nacional da Pena e Palácio de Queluz). No próximo post vou detalhar nossa experiência nesse encantador distrito de Lisboa.

Dia 5
Nesse dia, viajamos de Lisboa para Madrid.

Para ter mais informações sobre Lisboa, acesse Wikipedia ou o Wikitravel de Lisboa.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...