quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Planejando uma Viagem

Para aproveitar ao máximo sua próxima viagem, especialmente se você quiser fazer as coisas do seu jeito (ao invés de seguir um monte de gente em lugares que, talvez, não sejam de seu interesse), tenha em mente que um mínimo de planejamento deve ser feito. É claro que isso toma tempo, mas pode ser um "esquenta" pra viagem ;-) Você não precisa levar o planejamento tão a sério a ponto de bancar uma de gerente de projetos! Take it easy. Mas não se esqueça que um mínimo de planejamento deve ser feito.

Bom, todo planejamento de viagem envolve uma pesquisa (preços, passeios, locais próximos, etc). Lembre-se que quanto mais tempo você tiver para pesquisar, melhor será o aproveitamento do seu tempo na viagem e, claro, menos dinheiro você gastará. A seguir vou dar algumas dicas de como você pode maximizar o planejamento.

Antes de começar o planejamento, defina seu budget (preço máximo que pretende gastar), período (quando pretende ir e quando pretende voltar) e um ou mais destinos. Por exemplo: 10 mil dólares para viajar para Disney + Nova York de 21/12 a 06/01.

Depois, você deve utilizar as ferramentas que a internet disponibiliza para realizar uma pesquisa inicial e planilhar as informações levantadas (exemplo de planilha que pode ser utilizada):
  1. Preço de passagem (decolar.com)
  2. Preço de hotel (booking.com)
  3. Possibilidades de passeios (viator.com)
Não se esqueça de estimar um valor para alimentação (100 dólares, por dia, por exemplo) e, se a viagem for internacional, incluir uma previsão para uma assistência médica (alguns países exigem).

Depois de fazer uma pesquisa inicial e escolher o destino da sua próxima viagem, compre as passagens e reserve os hotéis para garantir os preços pesquisados.

Antes de viajar, não se esqueça de escrever um roteiro com cada cidade (exemplo de documento que pode ser utilizado). Não precisa seguir o roteiro à risca, a ideia é que ele seja um guia para você não esquecer dos lugares interessantes que você descobriu quando fez as pesquisas.

Nas próximas postagens, apresentarei o roteiro "Europa no Inverno", que fiz no inverno de 2009.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...